1. Comprar um ar-condicionado muito grande
Muitas pessoas tendem a pensar que um ar-condicionado de ar grande é mais eficiente. Na verdade, o tamanho do aparelho de ar-condicionado deve ser sempre proporcional ao ambiente em que será colocado. Uma unidade de grandes dimensões com relação ao tamanho do ambiente que deve resfriar é incapaz de determinar uma temperatura uniforme e pode, pelo contrário, operar de uma maneira ineficiente, alternando muito rapidamente as suas fases de funcionamento. Da mesma forma, um ar-condicionado subdimensionado terá um mau desempenho. A dica, portanto, é sempre comprar aparelhos conforme suas reais necessidades.
2. Posicionar o aparelho de ar-condicionado em um local muito quente da casa
Ao contrário do que se poderia imaginar, não é conveniente colocar o ar-condicionado no lugar mais quente da casa ou em um local exposto à luz direta. Tal posicionamento provoca um consumo excessivo de energia, muito mais elevado do que o necessário. Portanto, é mais sensato instalar o ar-condicionado em uma área sombreada e mais fresca da casa.
3. Colocar o termostato do aparelho perto de fontes de calor
Se o termostato estiver separado do aparelho, para economizar energia, certifique-se de posicioná-lo longe de fontes de calor como lâmpadas e aparelhos, o que pode distorcer a medição da temperatura do ambiente, fazendo o ar-condicionado trabalhar mais e desnecessariamente.
4. Esconder o ar-condicionado
O ar-condicionado não é um objeto de decoração, estamos de acordo, mas isso não significa que devemos escondê-lo atrás de plantas ou cortinas, o que acaba dificultando a ventilação e o seu funcionamento ideal.
Fonte: Greenme